A Saúde Coletiva entre Discursos e Práticas. A participação de usuários, trabalhadores e conselheiros de saúde.

Este livro analisa a efetividade, resolutividade e satisfação de usuários nas atividades do SUS tendo como unidade de análise uma comunidade, uma Unidade Básica de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde de Florianópolis. Distingue-se de outros por contribuir tanto na proposta de inovação metodológica para a pesquisa em saúde quanto para subsidiar políticas e práticas de gestores e profissionais do SUS.

O referencial teórico-metodológico utilizado, de abordagem qualitativa e interdisciplinar, possibilita a triangulação de dados, contemplando a descrição do contexto do cotidiano dos serviços em sua complexidade e a compreensão da participação dos vários atores envolvidos na implementação do SUS: profissionais de saúde, usuários e conselheiros. Seu conteúdo é de interesse de pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação, profissionais e gestores da área da saúde coletiva.

“Este livro vem em boa hora, pois, seu grande mérito é colocar no mesmo cenário as perspectivas dos vários atores, sem meias palavras e mostrando que a insatisfação é mais geral que pareceria à primeira vista. Chegou o momento de todos os que nos empenhamos na construção do SUS termos coragem de enfrentar o lado difícil da sua implementação (…). Este livro mostra que existem pré-requisitos estruturais para o sucesso do SUS e para a humanização dos cuidados e é a partir deles que se torna possível mobilizar as subjetividades dos profissionais e dos usuários.

Mesmo entendendo que estrutura e sujeito sempre estão em relação dialética na construção da realidade, a primeira é sempre o marco das determinações e das necessidades onde se inicia o processo de construção da historicidade”.

A Saúde Coletiva entre Discursos e Práticas. A participação de usuários, trabalhadores e conselheiros de saúde, de Márcia Grisotti e Zuleica Maria Patrício. 
Ed. UFSC, dezembro de 2006.