Agenda de eventos

Outubro

XXIII Congresso Brasileiro de Parasitologia

UFSC – 22 a 26 de Outubro de 2013
O XXIII Congresso Brasileiro de Parasitologia  ocorrerá em conjunto com o III Encontro de Parasitologia do Mercosul e será realizado no Centro de Convenções de Florianópolis – Centrosul. A organização está a cargo da empresa Qualidade Eventos e a realização é da Sociedade Brasileira de Parasitologiae de sua Regional Santa Catarina.
O Presidente de Honra do congresso é o Professor Alvaro José Romanha e a Comissão organizadora local está a cargo dos Professores da UFSC Edmundo Carlos Grisard (Presidente), Carlos José de Carvalho Pinto (Secretário-Geral), Thais Cristine Marques Sincero (Tesoureira), Mário Steindel (Presidente da Comissão Científica) e Marília Sirianni dos Santos Almeida (Presidente da Comissão de Cursos).
O evento será organizado na forma de cursos pré-congresso, conferências e simpósios e contará com especialistas Brasileiros e dos Países do Mercosul. As inscrições, assim como a submissão de resumos já estão abertas, sendo o processo totalmente realizado on-line.
Além do site oficial, o congresso também conta com um perfil no Facebook.

 

V Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade

Local: UTFPR – Paraná
16 a 18 de Outubro de 2013
Link: http://www.esocite.org.br/v-tecsoc-esocite-br/
O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e a Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias (ESOCITE.BR) convidam  pesquisadores(as), estudantes, representantes das comunidades científicas e demais interessados(as) para o V TECSOC-ESOCITE.BR que realizar-se-á na cidade de Curitiba, Paraná, de 16 a 18 de outubro de 2013,
Nas últimas décadas o campo dos estudos sociais das ciências e das tecnologias (ESCT) tem crescido acentuadamente nos EUA, na Europa, e particularmente no Brasil. No âmbito da América Latina, desde 1992, os congressos ESOCITE (Jornadas Latinoamericanas de Estudios Sociales de la Ciencia y la Tecnologia) vêm se realizando a cada dois anos, a partir de iniciativas locais. No Brasil, com objetivo de ampliar os debates multidisciplinares sobre as relações entre ciência, tecnologia e sociedade e contribuir com os ESCTs, o Programa de Pós-graduação em Tecnologia (PPGTE), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), organizou bianualmente (2005, 2007, 2009 e 2011) o Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade (TECSOC). Os quatro primeiros congressos TECSOC foram realizados em Curitiba, onde também será realizado o V TECSOC-ESOCITE.BR, tendo o IV TECSOC, em 2011, registrado mais de 500 participantes.
Em 2009, por ocasião do III TECSOC, foi fundada a Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias (ESOCITE.BR), que hoje encontra-se juridicamente constituída como uma associação profissional com sede no Rio de Janeiro (RJ). O PPGTE/UTFPR, dentro de uma compreensão interdisciplinar e interinstitucional, entendeu que a ESOCITE.BR deveria ser a herdeira dos congressos TECSOC, contribuindo assim para uma ampliação da divulgação dos ESCT e para o fortalecimento dessa área de estudos. Houve então em 2011, por ocasião do IV TECSOC, a resolução de que a partir de 2015 os eventos TECSOC passariam a ter lugar em outras instituições, consolidando-se como evento nacional na área.
O objetivo do evento é ampliar os debates multidisciplinares sobre as relações entre ciência, tecnologia e sociedade. As edições de 2005, 2007, 2009 e 2011, realizadas em Curitiba, revelaram a necessidade de dar continuidade ao debate sobre a temática, reafirmar a compreensão da tecnologia nos seus múltiplos aspectos políticos, sociais, culturais e econômicos, além de buscar abordagens teóricas e práticas que permitam a apreensão dos conhecimentos tecnológicos na dinâmica das interações sociais e nos valores culturais.
As últimas décadas testemunharam intensas mudanças nos processos produtivos, de comunicação, educacionais, sistemas de ensino/aprendizagem e nas formas de consumo, afetando o meio ambiente com inúmeras implicações sociais. Nesse sentido, é de grande relevância um amplo debate sobre as transformações nas relações entre ciência, tecnologia e sociedade, considerando as assimetrias de poder e as contradições, buscando o respeito à diversidade cultural, étnica e de gênero, em busca de um desenvolvimento social. É nesta compreensão da imbricação nas transformações sociotécnicas, dos processos culturais, materiais e ambientais, que o V TECSOC-ESOCITE.BR propõe a reflexão sobre a temática, Ciência, Tecnologia e Cultura: outro desenvolvimento é possível?