Fundamentos Históricos da Ecologia

A evolução das idéias fundamentais que serviram de base à teoria do ecossistema e à própria ecologia é o tema deste livro. Seguimos essa evolução ao longo da história, analisando obras que contribuíram para estabelecer princípios fundamentais da ecologia, nem todas preocupadas com este objetivo, mas que de alguma forma o fizeram. Nem sempre é fácil reconhecer o germe de uma idéia que evoluiu para uma teoria moderna.

Qual a contribuição de Linnaeus e de Darwin para a ecologia ? E a de Haeckel que lhe deu o nome ? Que repercussão teve a nova disciplina no pensamento de autores brasileiros do século XIX ? Por que os historiadores da ecologia não mencionam os trabalhos de Pasteur e de Claude Bernard ? Existe uma natureza em equilíbrio ? O conceito de ecossistema constitui a pedra fundamental da ecologia. Entretanto, o modelo que hoje utilizamos tem pouco a dever às cadeias singelas de relações entre carnívoros e herbívoros colocados na Terra por um Criador divino.

O modelo atual, entretanto, só foi possível depois que se esclareceu o papel da fotossíntese na síntese dos compostos orgânicos e dos microorganismos em sua degradação, através de uma teia de relações que permitem a transferência de energia e a circulação de nutrientes. Questões que preocuparam naturalistas e filósofos foram fundamentais para o nascimento da ecologia: o vitalismo, a geração espontânea, a química dos organismos e o conceito de unidade biológica, nascido da teoria celular. Finalmente, o nascimento da biologia, no início do século XIX. A história aqui relatada segue um dos muitos caminhos que se abrem ao pesquisador.

Fernando Dias de Avila-Pires – Fundamentos Históricos da Ecologia 1999, Holos, Ribeirão Preto.